Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong compartilhou com o mundo sua famosa frase: “Um pequeno passo para um homem, um gigante salto para a humanidade”, enquanto fincava os pés no inacreditável solo lunar.
Repita essa frase com a gente: “Um homem pisou na Lua há cinquenta anos atrás.” Cin-quen-ta.
Pra comemorar esse fato que até hoje é espetacular, a gente separou 6 sabedorias para te ajudar a conquistar o impossível!
1. TODO GRANDE AVANÇO COSTUMA TER UM GRANDE INCENTIVADOR. DESCUBRA QUAL É A SUA PEDRA NO SAPATO. USE-A À SEU FAVOR.
A gente sabe que todo grande avanço costuma ter um grande incentivador. No caso da corrida espacial tivemos a força da disputa de poder entre EUA e Rússia no pós-guerra, durante o período que ficou conhecido como a Guerra Fria.
2. VOCÊ PODE COMEÇAR ATRÁS, MAS NÃO SIGNIFICA QUE IRÁ PERDER.
No começo desse embate a Rússia pareceu sair na frente. Em 1957 colocou em órbita o primeiro satétite artificial chamado Sputnik 1 e levou o primeiro ser vivo a orbitar a Terra, a cachorrinha Laika no foguete Sputnik 2. Em 1961 colocou, finalmente, o primeiro homem em órbita, o cosmonauta Yuri Gagarin à bordo do Vostok 1.
A cadela Laika, que voou no satélite Sputnik 2. (Sovfoto/Getty Images)
3. COMPARTILHE COM AS PESSOAS AS SUAS METAS E VIVA PARA ATENDER ÀS EXPECTATIVAS!
Enquanto Gagarin se tornava um herói mundial, os EUA pareciam comer poeira estelar. Pareciam, mas o governo americano, através da força do seu presidente John F. Kennedy, tinha um plano: injetar dinheiro e força criativa humana para alcançar uma missão: levar um homem à Lua antes do final da década de 1960! A a grande força motriz por trás disso foi o discurso inesquecível de Kennedy, onde proclamou ao mundo:
“Nós escolhemos ir para a Lua! Nós escolhemos ir para a Lua… Nós escolhemos ir para a Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque elas são fáceis, mas porque elas são difíceis; porque esse objetivo servirá para organizar e medir o melhor das nossas energias e habilidades, porque o desafio é um que estamos dispostos a aceitar, um que não estamos dispostos a adiar e um que temos a intenção de vencer, e os outros, também.”
Promessa é dívida, certo? Agora, além da disputa com a Rússia, os EUA ganharam outro incentivo poderoso: não podiam decepcionar o seu presidente diante da expectativa do mundo. Claro que querer é uma coisa, mas conseguir é outra, certo? E essa não foi uma jornada fácil.
4. SE ALGO NÃO EXISTE AINDA, USE SUAS CONEXÕES PESSOAIS, SUA CRIATIVIDADE E INVENTE UM SOLUÇÃO. NADA DE ESPERAR CAIR DO CÉU!
Pra colocar a coisa toda na perspectiva certa, temos que lembrar que no começo dos anos de 1960 ainda não existiam as tecnologias que tornam hoje esse fato hoje viável e alcansável. Não existia computação em massa, não existia internet e tecnologia avançada de comunicação à longas distâncias e não existia nem um combustível propulsor capaz de levar tirar um foguete do solo, só para pontuar alguns itens fundamentais pra realização dessa viagem. TUDO teve que ser imaginado, inventado e criado do ZERO em menos de uma década.
5. NÃO É O MAIS CARO/TECNOLÓGICO OU AVANÇADO QUE GANHA, MAS O QUE VOCÊ FAZ COM O QUE TEM EM MÃOS.
Basta a gente lembrar que o computador que colocou Neil Armstrong e Buzz Aldrin na Lua tinha apenas 2KB de capacidade de RAM e um poder de processamento de 2,048 MHz. Um iPhone de modelo já ultrapassado tem cerca de 512MB de capacidade RAM e um processador de 800Mhz dual-core. O primeiro chegou à Lua, o segundo não sai do nosso bolso.
Computador primitivo do Módulo Lunar
6. MANTENHA OS OLHOS NO PRÊMIO, MAS NÃO ESQUEÇA DE QUE BOAS SURPRESAS PODEM APARECER PELO CAMINHO.
Para que a corrida espacial atingisse o seu objetivo, muitas inovações tiveram que ser desenvolvidas nesse processo e todas elas ajudaram a transformaram o mundo. Dá só uma olhada:
Tecnologia de GPS, miniaturização da eletrônica, desenvolvimento da computação e softwares, desenvolvimento de comunicação à longas distâncias (alô, celulares), criação de sistemas de recliclagem e filtros de água que destroem bactérias, pilhas recarregáveis, sistemas de amortecimento em regiões de terremotos, aspirador portátil, tênis que amortece impacto, travesseiro e colchões que se adaptam ao formato do corpo, joysticks, roupas sintéticas capazes de enfrentar grandes temperaturas (os bombeiros agradecem), comidas de bebê, termômetros auriculares (as mães agradecem), ressonância magnética, lentes de óculos resistentes à arranhões (os míopes agradecem), pra citar apenas algumas conquistas.
Tecnologia GPS que hoje cabe no seu bolso
AGORA VOCÊ JÁ SABE COMO ALCANÇAR O IMPOSSÍVEL!
Tripulação a caminho da plataforma de lançamento, em 16 de julho de 1969 – Foto: NASA
Demais, né? Esse é o poder da ciência, da inventividade e criatividade do ser humano que tanto emociona a Big Universo.
Nós somos apaixonados pelo cosmos. As estrelas, planetas e supernovas fazem parte da nossa história e nos emocionam todas as vezes que olhamos para cima numa noite estrelada, principalmente porque elas nos lembram que apesar de termos nascido nesse pequeno grande planeta, o nosso cérebro, nossa curiosidade e criatividade têm o poder de nos fazer alcançar as estrelas.
É isso que significa a conquista da Lua pra nós, um eterno lembrete de que podemos TUDO.
Você também.
———————————————–
Quer saber mais sobre essa época de ouro para a ciência e tecnologia? O Jornal da USP fez uma matéria bem interessante sobre o Legados dos 50 anos do Homem na Lua. A Big Universo recomenda a leitura: https://jornal.usp.br/ciencias/o-legado-da-lua-50-anos-depois/